terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Versos violentamente pacíficos: o rap no currículo escolar

Uma tese de doutorado faz sentido maior quando gera algum tipo de mobilização, quando passa a aglutinar ideias e ações. E assim começa o projeto Rua --> Cultura --> Pedagogia, uma parceria entre a jornalista e professora Ana S. Fonseca, autora da tese Versos violentamente pacíficos: o rap no currículo escolar, e Samantha Moreira e Maíra Endo, do Ateliê Aberto Produções Contemporâneas.

A tese objetiva justificar a didatização do rap nacional com vistas à sua inclusão curricular na grande área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com destaque para as disciplinas de Língua e Literatura, no Ensino Médio.

O Ateliê Aberto, por sua vez, propõe a efetivação da multimodalidade entre cultura e vida urbana, música e artes visuais, como espaço privilegiado de interlocução.

Soma-se a isso o projeto paradidático de graffiti Desenhando histórias, que realizou live paints em bibliotecas e escolas municipais de Campinas (SP), unindo artes visuais e literatura.

O pontapé inicial desse jogo que não tem hora para acabar será em 23 de fevereiro de 2011.

Já, já, mais informações.

5 comentários:

  1. Ana...que legal o seu BLOG...tudo a ver...já sou sua SEGUIDORA!!!!!! beijos Odila

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Ana! Sou seu seguidor e seu fã! Só a palavra "pedagogia" que me dá um pouco nos nervos... acho que ela vai ficar obsoleta logo logo... além de dar um ar meio careta e institucional, ao lado de palavras fortes como "rua" e "cultura". Será que "formação" não seria uma solução provisória melhor? Desculpa palpitar... rs... Pode exluir o comentário se achar nada a ver, tá? Vai ver eu que estou meio de mal com a palavra...

    ResponderExcluir
  3. Concordo, Wlad, vc sabe q concordo. Temos então 2 opções: substituir por 'formação' e talvez ninguém saiba do q se trata ou manter 'pedagogia' e tentar ressignificar o termo, ao menos p/ nós, como algo q tem realmente a ver c/ rua e cultura.

    ResponderExcluir
  4. É, formação é muito vago mesmo... talvez seja mais divertido tomar de assalto a tal da pedagogia... continuamos o debate em torno de uma bem gelada?

    ResponderExcluir
  5. O processo educativo, como o nome sugere, está em constante movimento, cíclico, incompleto e ansioso em receber novos valores. A tese da Ana contribui para a reflexão, ordenação, sistematização e crítica do processo educativo. A pedagogia permanecerá pois sua construção é o que nos faz vencer a vida e a morte.

    ResponderExcluir